Páginas

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Podcast 12: Autobiografia literária



Ai, ai, como é difícil escrever sobre o fim! Todos nós sabemos que na vida tudo tem um começo, um meio e um fim, mas parece que eu nunca vou saber superar o fim das coisas, impressionante! E é com grande pesar que o blog de podcast “Meninas dos livros” chega a seu final, depois de um ano! O motivo é explicado no podcast, mas de maneira resumida a Aleska e a Ana não poderão mais continuar com as gravações devido aos estudos e outras coisas na vida pessoal delas. Eu e a Jaci (Pandora) poderíamos continuar, até mesmo com outras integrantes, mas não seria a mesma coisa. As “Meninas dos livros” só existe se o grupo for composto por mim (Michele), Aleska, Jaci (Pandora) e a Ana, caso contrário será qualquer outra coisa, mas não o mesmo blog! 

Para ser bem sincera eu demorei quase um mês para digerir o fim desse projeto, mas saibam que de alguma forma ele vai continuar em outro blog: O que tem na nossa estante, que é composto por nós quatro e outros amigos (Marise, Juliana e Alexandre). Lá falaremos não só de livros, como de músicas, filmes e outras coisas. Assim, o fim não é tão fim assim!



Eu só tenho a agradecer as meninas por terem topado esse projeto e aceitado essa minha ideia maluca! Cada uma contribuiu de maneira significativa com os podcasts! A Jaci com sua simpatia e alegria constante, a Aleska sempre com suas informações e a Ana, nossa xerifa, que botava ordem na casa quando tagarelávamos além da conta. Além disso, diga-se de passagem, a Ana sempre foi nossa editora e cabia a ela a função mais trabalhosa do podcast: a edição! 

Para a última gravação, escolhemos falar sobre nossas leituras, uma espécie de autobiografia literária, em que contamos nossos livros preferidos e o motivo de cada para ser viciada em leitura! Falamos de muitos livros, desde os clássicos como os infantis! 

Por fim, agradeço a todos por terem tido a paciência em nos ouvir e espero que tenham se divertido com as nossas discussões! Não se esqueçam de que os cast vão continuar no blog O que tem na nossa estante, embora não necessariamente com as quatro juntas, mas quem sabe um dia! Eu ainda tenho esperanças! 






Michele Lima

5 comentários:

  1. Olá meninas!
    Fiquei muito triste com a notícia dessa paralisação deste podcast, mas gostei muito desta edição e vou continuar acompanhando vocês pelos outros blog!
    Bom, eu sou apenas um leitor em construção e enquanto vocês discutiam o que falta para que as pessoas lessem mais, lembrei de mim de alguns anos atrás, pois eu era o "menino da classe média com acesso a todos os livros, mas que não lê".
    O meu maior problema com a leitura era por ligar o ato da leitura com estudo apenas. Até a 4ª série lembro que não tinha muito motivo para ir até a biblioteca e só ia para esperar alguém ir me buscar, então ficava lendo sobre insetos.
    Depois da 5ª série me mudei para uma escola bem mais puxado que o anterior, então meus pais acabaram me fazendo focar apenas no estudo, apesar deles esperassem que a leitura de livro fosse junto com o foco nos estudos. O fato é que eu não era um dos melhores alunos em humanas e todos diziam que este seria eternamente meu problema, mas sempre fui bem em matemática, física, química e lógica (menino total exatas), então só foquei nestas matérias.
    Atualmente acho que tem basicamente dois motivos que são apresentados aos jovens para motivar a leitura (pelo menos para mim): A leitura é divertida e a leitura ajuda a evitar problemas mentais e serve de estudo. O primeiro argumento não funciona por simplesmente parecer baboseira para um adolescente e ainda existem vários outros métodos para se divertir. O segundo argumento parecia inútil, pois qual seria a diferença entre ler um livro de literatura e de estudar? Ainda por cima estava numa zona de conforto onde estudando exatas ninguém me criticava e nem era preciso tanto esforço, então apresentar a leitura de forma utilitário também não funcionava.
    A matéria de português era focado basicamente em gramática, mas algumas vezes tinham alguns livros obrigatórios. Um ou outro livro era divertido, mas quase sempre eram taxados como chatos. Os poucos livros que eu sentia que era divertido era classificado como exceção ou inútil comparado aos estudos.
    Só fui passar a ler livro de literatura mesmo na 1ª série do EM, quando passei a estudar mais longe e tinha de 20 a 30 minutos dentro do metrô sem onde olhar, então peguei alguns livros do meu pai como “Sistema Toyota”, “Kaizen” (livro sobre métodos de solução de problemas em fábricas) e outros livros técnicos. Mas como normalmente esses livros eram grandes e pesados, passei a ler os vários livros de literatura que tinha em casa e acabei me acostumando a ler.
    No fim não acredito que meu caso seja aplicável a outros pois agora dá para resolver o problema do ócio com smartphones.
    Espero que vocês continuem fazendo esses projetos cativante e feliz fim de ano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, Eiti, acho que dois leitores jamais terão a mesma formação, cada um tem seu contato com livros de uma forma. Devo dizer que me animei lendo o que tu contou, porque normalmente tenho o ensino médio como uma época com poucas chances de um jovem descobrir a leitura. Quer dizer, acho que sempre é mais fácil quando se é criança. Mas eu realmente fico feliz com toda essa diversidade de leitores, ainda mais quando elimina um pouco aquela desculpa que é falta de incentivo, muitas vezes é mesmo falta de interesse e vontade. Meu irmão, por exemplo, nunca foi muito fã de leitura, apesar de todos aqueles livros lá em casa...

      Excluir
  2. Eitiiiiii!!!!! Fique com a gente em outros blogs!!!! Senão vamos sentir sua falta! kkkkkk

    Acho importante seu depoimento, realmente para muitos adolescentes a leitura nem sempre é sinônimo de prazer e de fato, as pessoas podem ler e se divertir lendo outras coisas que não sejam de fato literatura, agora eu passaria longe do "Sistema Toyota" kkkkkkkkkkkkk

    Bjs, Michele

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante!

    http://www.valdeirvieira.com/porto-maravilha/

    ResponderExcluir